Mantendo a saúde no trabalho

Eva levanta cedo, às 5h40 da manhã. Nem quando estava na faculdade precisava acordar tão cedo… Mas hoje precisa, porque tem que levar o filho na escola e só consegue chegar a tempo se levantar assim cedinho. Afinal precisa tomar banho, lavar o cabelo, arrumar o lanche dele e esperar os 5 minutinhos a mais que a criança pediu para ficar na cama. Cinco minutinhos que já se tornam 15 e, quando se vê, já estão todos atrasados.

Mesmo acordando às 5h40, para evitar desgaste, o dia começa tenso.

Deixa a criança, segue para o trabalho e mergulha na tela computador. Desse momento Eva gosta. Por mais que seja trabalho, é um momento dela. Antes de começar a produzir, ela navega pelo feed de Instagram, facebook, se atualiza sobre as notícias, escolhe a música que ama e pronto, entrou no fluxo.

Entra tanto que quando vê já está na hora de buscá-lo.

Almoça comida congelada para ganhar tempo e a tarde ela se organiza do jeito que dá. Misturando os compromissos do pequeno com os dela. Agendando clientes e atendimentos nos mesmos horários do Inglês ou do esporte da criança.

Eva se sente esgotada. Queria não se preocupar com a organização da agenda. Chega a imaginar que seria bom se usasse uniforme para não ter que pensar no que vai vestir todos os dias.

O corpo pede pausa.

No fim do dia, se joga na cama em mais um momento que é dela. Ela quer conversar bobagens, se distrair e, por conta da luz do celular, perde o sono conversando com as amigas pelo whatsapp.

.

.

.

Quantas vezes somos Eva? Podemos lembrar, uns os outros, de que é preciso pausa. Não somos somente o trabalho, os filhos e as obrigações. Somos vida, conexões, relações.

Para manter a saúde no trabalho e evitar o cansaço, um olhar para o próprio corpo físico, mental e emocional é necessário.

– Na Oca, nos pacotes do nosso coworking, as duas horas usadas para o almoço não são cobradas. Queremos te lembrar de respirar, digerir, olhar ao redor.

– Toda segunda e quarta pela manhã (às 10h30) o Ricardo Amarante, terapeuta corporal, oferece 15 minutos de Lian Qong para você se reconectar com o corpo. Um tempo precioso na sua rotina.

– A partir do dia 20/08, toda segunda-feira, às 18h30, teremos meditação dirigida. Assim, você começa a semana alinhando os pensamentos, observando a mente, ligando um radar para cuidar de si, todos os dias.

E é isso… não tem tanto segredo. Para manter a saúde no trabalho é simples: lembrar que há vida – e melhor que seja de qualidade – além da correria em que nos colocamos.